quinta-feira, 3 de março de 2011

O mundo mágico de Harry Potter

Em Orlando, na Flórida (Estados Unidos), foi lançado no dia 18 de Junho o parque temático O Mundo Mágico de Harry Potter. Fruto da parceria realizada entre as empresas Universal Orlando e Warner Bros. Pictures (esta segunda responsável pela produção dos filmes Harry Potter), o parque de diversões tem um cenário semelhante ao visto nas telas dos cinemas, com direto a neve, efeitos visuais, réplica dos ícones da série e até mesmo atores caracterizados como bruxos, caminhando pelo local como se estivessem realmente no mundo bruxo.

O visitante é convidado a esquecer dos problemas, das tristezas e dificuldades da vida, num clima de magia e encantamento que antes era proporcionado apenas pelos filmes Harry Potter.



A jornalista Veronica escreveu um relato sobre a sua visita ao parque O Mundo Mágico de Harry Potter.O texto abaixo é de autoria desta ilustre fã, que contribuiu muito para a formação desta página.

Viajando ao mundo mágico

A euforia e a empolgação já começaram no aeroporto internacional de Orlando, no dia 03 de outubro de 2010, ao chegar no saguão de embarque e desembarque do local. Um grande cartaz do Mundo Mágico de Harry Potter, com a famosa foto do parque exposta em tamanho garrafal, esperava por mim.
- Mãe, mãe! Por favor, deixa eu ver essa lojinha!!
- Não senhora, Verônica, você vai ter muito tempo para ver essas coisas no parque do Harry Potter.
- Sim, eu sei, mas eu quero ter uma prévia!! Eu quero ver antes os detalhes do que verei no parque depois… Por favor…

No final das contas, depois de insistir um pouco, enquanto meus pais pegavam as malas, consegui até a câmera fotográfica para tirar algumas fotos da loja. E pude ver uma mera e pequena amostra de tudo o que ansiava por ver no Mundo Mágico de Harry Potter, no parque Islands of Adventure: Sapos de Chocolate e Feijõezinhos de Todos os Sabores em caixas idênticas às do filme, pelúcias da Edwiges e da Fawkes, camisetas e cachecois das casas de Hogwarts. Tudo isso só fez a minha ansiedade aumentar…

Finalmente chegou o grande dia: 07 de outubro de 2010. Logo que passei as catracas de entrada do Islands of Adventure, consegui avistar a torre mais alta do castelo de Hogwarts, à distancia. Ai, que frio na barriga! Tirei mais fotos e corri para a seção do Mundo Mágico, que já estava começando a ficar cheia. Assim que cheguei na entrada de Hogsmeade, meu coração pulou, disparou, vibrou! Estava frente a frente com tudo o que eu havia sonhado e não cabia em mim de alegria. À direita, pude vislumbrar o majestoso Expresso de Hogwarts, soltando fumacinha pela chaminé vermelha, com o maquinista ao lado, vestido identicamente ao filme. À esquerda, as lojas da Honey Dukes (Dedosdemel) e Zonkos (logros e brincadeiras). Em frente, os telhadinhos cobertos de neve dos estabelecimentos do vilarejo bruxo e, o mais importante, o castelo de Hogwarts.

o castelo de hogwarts!
Minha primeira aventura foi o Duelo dos Dragões. Logo na fila da atração, a empolgação era grande: réplicas perfeitas do Cálice de Fogo, da Taça Tribuxo, dos Ovos de Ouro da Primeira Tarefa, do Espelho de Ojesed, da estátua da Bruxa de Um Olho Só enfeitavam os corredores da fila de espera. Escolhi duelar no Meteoro Chinês e embarquei na montanha russa, que é perfeita e de tirar o fôlego!

Depois, resolvi explorar um pouco das lojas e dos pubs, e pena que tudo estava muito lotado… Eu infelizmente não consegui entrar na fila do Olivaras para que minha varinha me escolhesse, pois a espera estava muitíssimo grande! Mas só o que vi e experimentei já foi mais do que suficiente. Passei pela Zonkos e brinquei com as Orelhas Extensíveis (elas realmente funcionam e o fio realmente tem cor de carne!), pude ver a perfeição dos desenhos das embalagens dos brinquedos. Na Dedosdemel, fiquei impressionada com o colorido da loja e, principalmente, com as vitrines do estabelecimento. Em uma parte da bela vitrine, um imenso sapo de chocolate coachava a todo minuto em uma caixa gigante do doce, que abria de tempos em tempos. Ao redor, quatro figurinhas do Sapo de Chocolate estavam expostas: a de Salazar Slytherin, com seu medalhão pendurado no pescoço; a de Godric Gryffindor, com a espada entre as mãos; a de Rowena Ravenclaw, com o diadema na cabeça; a de Helga Hufflepuff, segurando a sua taça. As quatro principais horcruxes ali reunidas nas figurinhas expostas na Dedosdemel, em uma perfeição de detalhes impressionante.

Melhor do que isso só o Mapa do Maroto, que pude encontrar no Empório de Coisas Confiscadas do Filch, ao lado do castelo de Hogwarts. O mapa realmente mostrava pegadinhas de alunos de Hogwarts, andando sozinhas no papiro, e sumindo depois de algum tempo. Uma surpresa atrás da outra nesse parque maravilhoso…
Nessa loja, depois de comprar algumas lembranças do parque para mim, passei no caixa e tive o prazer de conhecer a Kath, uma simpática e sorridente funcionária do parque. Até me lembrou o nome da nossa querida autora, Kathleen Rowling.
- Seu nome é Kath, não eh? Está gostando de trabalhar aqui no parque?
- Nossa, estou adorando!! Não troco isso daqui por nada… O Harry Potter é a minha série favorita de todos os parques do complexo.
- E você já leu os livros?
- Li todos os livros e tenho todos os filmes! E pretendo renovar o meu estoque em breve.
- Mas me desculpe a pergunta… Quantos anos você tem?
- Tenho 55 anos, e farei 56 no mês que vem!
- Puxa! E as pessoas pensam que Harry Potter é só para crianças, não é?
- Nunca! Harry Potter não tem idade. Harry Potter é para sempre.

Paguei minhas compras, toda contente com a minha conversa com a Kath, e decidi ir ao banheiro. E qual é a minha surpresa ao chegar lá e notar a voz da Murta que Geme, assombrando o banheiro, resmungando e conversando com os visitantes! Puxa! Quantos detalhes, quanta perfeição… Isso fora os trajes que Hermione e Harry usaram no Baile de Inverno no quarto livro, à mostra na loja de roupas. Fora os retratos animados de Gilderoy Lockhart, mexendo-se na loja de livros da Floreios e Borrões. Fora as mandrágoras gritando estridentemente na vitrine da loja de plantas. Fora o Três Vassouras. Fora o Cabeça de Javali. Fora o Correio Coruja… Era tanta coisa que eu não sabia para onde olhar!

as bebidas!
Resolvi, então, começar a provar as bebidas características do mundo bruxo. Comecei pelo Suco de Abóbora. É tão diferente do gosto que eu imaginava! Parece uma espécie de chá gelado de limão, bem gostoso por sinal. Depois, foi a vez da tão famosa Cerveja Amanteigada. Segui os conselhos de nossos visitantes do site e pedi a cerveja Frozen, que dizem ser a mais gostosa. Para mim, tem gosto de sorvete de baunilha cheio de gelinho, com uma leve pitada de calda caramelizada. Todos da minha família quiseram roubar um gole de minha cerveja…

Após todo esse tour por cada pedacinho do parque, foi a vez de ir na atração do Voo do Hipogrifo. A montanha russa em si não é tão espetacular, mas os cenários ao redor do brinquedo pagam o tempo de fila. A cabana do Hagrid rodeada por abóboras, com o latido do Canino ao fundo, somadas ao fato do Bicuço fazer uma reverência para nós assim que passamos com o carrinho da montanha russa, são praticamente um teletransporte (ou melhor, uma aparatação!) ao livro do Prisioneiro de Azkaban. Muito recompensador.

o castelo de hogwarts
E finalmente a tão, tão, tão, tããão esperada atração da Jornada Proibida, dentro do castelo. Depois de ter vivenciado essa experiência, posso dizer que ninguém exagerou quando disse que esse é um dos melhores simuladores de todos os tempos, de toda a Universal e de toda a Disney. Já começa pelo fato dos 65 minutos de fila passarem totalmente despercebidos frente a tantas “distrações” que temos durante a fila da atração. Ficamos esperando um tempinho nas estufas de Herbologia da Profa. Sprout, em meio às mandrágoras, e logo depois somos transferidos à parte interna do castelo. Já somos recebidos com a estátua de fênix que dá acesso à sala de Dumbledore e, um pouco depois, nos deparamos com os quadros falantes e que se mexem. Um hall de quadros igualzinho ao do filme. Idêntico. Nele, podemos absorver pedaços das conversas entre os quadros.
- Olha só esse lugar, cheio de trouxas passando… Uma vergonha para o mundo bruxo! – diz Salazar Slytherin.
- Que absurdo, Salazar! Aliás, nunca se sabe quando esses trouxas darão bons jogadores de quadribol. – retruca Godric Gryffindor – E por falar nisso, você consegue se lembrar de quando foi a última vez que a Sonserina foi campeã do campeonato de quadribol?
- Que afronta isso que você diz!
- Além do mais, Salazar, aposto que Dumbledore está permitindo a entrada desses trouxas no castelo.
Foi a única parte que consegui escutar da conversa entre os quadros. Depois, passei para a outra sala.

Ela era ainda mais espetacular que a anterior, pois era nada mais, nada menos, que o próprio escritório de Alvo Dumbledore. Todos os seus objetos expostos em mesinhas e armários, a penseira no fundo da sala, o quadro do bruxo dorminhoco no canto esquerdo do local. Em cima de um balaústre, o próprio Dumbledore, em uma perfeita projeção holográfica, conversava com os visitantes da sala sobre a jornada que estávamos prestes a cumprir:
- Vocês têm que decidir entre o que é certo e o que é facil – dizia ele.

Depois, passei para um outro ambiente que me chocou ainda mais com relação à perfeição dos efeitos especiais. Chegamos na sala de aula de Defesa Contra as Artes das Trevas. Harry, Rony e Hermione (em projeção holográfica também) chegaram na sala com a capa da invisibilidade, despiram a capa e começaram a conversar com os visitantes sobre a jornada. Parecia que eu estava frente à frente com Daniel, Rupert e Emma, de tão perfeita que era a projeção.
- Acabamos de sair da aula chata do professor Binns – dizia Rony.
- Ah, para! A aula dele até que é bem interessante – afirma Hermione.
- Qual é, Hermione! A coisa mais intrigante na aula dele é que ele consegue atravessar o quadro negro, só isso – lembra Harry.

Depois de muita conversa, uma fala igualzinha à do filme:
- Pare, Rony! Você está fazendo nevar! – retruca Hermione.

E, para a surpresa geral de todos da fila, floquinhos de neve começaram a realmente cair do teto. Só cessaram quando Hermione gritou o feitiço para fazê-los parar de cair. Fiquei de boca aberta, juro!
Depois dessa parte da fila, foi a vez do Chapéu Seletor nos contar que a jornada estava chegando. Alcançamos a ponta da fila e a atendente do brinquedo perguntou:
- Quantos trouxas vão embarcar?
- Oito – disse eu. Estava com minha família.

Sentei no carrinho, muito ansiosa. E logo vi a Hermione. Ela jogou um pó em nosso carrinho e segundos depois o Harry gritou, já vestido com sua roupa de Quadribol:
- Ótimo! A Hermione conseguiu! Eles estão voando!

Em todo momento, somos tratados como trouxas em uma jornada eletrizante com Harry e Rony, na qual eles nos defendem dos dementadores, do Rabo Córneo Húngaro, das aranhas gigantes e do Salgueiro Lutador. Voamos com eles no quadribol e ao redor do castelo. E, ao final, somos parabenizados por todos os estudantes da escola no Salão Principal por termos completado a tarefa. O mais maravilhoso e espetacular de tudo isso é que esse simulador mistura as sensações de imersão dos vídeos com bonecos reais de dementadores, dragões e aranhas, que chegam a um palmo do nosso nariz. Uma tecnologia nunca usada antes. O melhor brinquedo de todos os parques de diversão. Até a minha mãe, que não faz tanta questão para Harry Potter, se maravilhou com a atração, e quis ir de novo, e de novo, e de novo. É claro que voltamos. É uma experiência que não pode ser de uma única vez.

a saída
No final, estava triste por ter que ir embora do parque. Olhei o castelo de Hogwarts à noite, todo iluminado, com todas as janelinhas acesas, como se os estudantes estivessem em suas salas comunais, como se os professores estivessem em seus escritórios. Dei “tchau” para o Mundo Mágico e fui embora para o hotel, feliz com a experiência, mas tristonha porque já tinha terminado.

Ao chegar no quarto, resolvi experimentar os Feijõezinhos de Todos os Sabores que comprei. Peguei muitos gostosos, mas dentre eles o de cera de ouvido e um outro terrível, com gosto de carne. ECA!! O de carne me deu até ânsia… Cuspi aquilo na mão e fiquei experimentando outros sabores. No final, aquele cheiro não queria sair da minha mão… Daí, pode até ser uma analogia boba, mas pensei comigo: esse cheiro de carne doce, do Feijãozinho, não sai da minha mão, assim como o Mundo Mágico de Harry Potter não sairá nunca da minha memória, da minha mente, do meu coração. Ficará para sempre guardado. Nas fotos, nos vídeos, no relato. Mas principalmente dentro de mim.

espero um dia voltar…

Nenhum comentário:

Postar um comentário